Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

MANUAL DO INSUCESSO PARA TÉCNICOS DE FUTEBOL!

Sou genial ou não sou?
   Já faz algum tempo que o futebol virou um grande balcão de negócios. Os jogadores saem cada vez mais cedo dos seus países de origem para ganhar cada vez mais grana nasorópa. Com os técnicos não é diferente. Desde que nossos treineiros começaram a dirigir clubes do Oriente Médio e Japão, onde fazem seus pés de meia, a volta para o futebol brasileiro tem sido cada vez mais cara. E como no mercado imobiliário curitibano, os valores estão exorbitantes. Hoje, qualquer apartamento de 2 quartos e/ou técnico com uma fuga da segundona no currículo, custa(m) uma fortuna.

Que? Não falem besteira!
   Os “Professores”, como são chamados pela boleirada, se acostumaram a trabalhar durante pouco tempo num mesmo clube. Não existe projeto de longo prazo, apontando-se somente para uma “conquista” imediata. Missão cumprida? Hora de cair fora na primeira balançada (pedindo o boné ou sendo desligado) em busca de um novo clube que aumente ainda mais os ganhos mensais. O que mais me intriga é que mesmo trabalhando num mercado de tão grande competitividade, os profissionais da área continuam martelando sobre os mesmos erros clube após clube. Os 5 passos para o insucesso, foram elaborados de acordo com
os últimos acontecimentos que eu e você temos  presenciado repetidamente na Arena da Baixada.

- APRENDA EM 5 PASSOS

1º PASSO: Chegue ao Clube como se você fosse o último campeão mundial. Dê entrevista como se estivesse fazendo um favor, responda com ironia perguntas mal elaboradas e demonstre intolerância com perguntas de difícil resposta. Pronto. Você já terá começado a plantar a antipatia nos coraçõezinhos da imprensa. Esse é um passo importantíssimo para o insucesso onde quer que você esteja.

2º PASSO: Tenha seus jogadores favoritos dentro do elenco. Pesquise para que pelo menos um deles seja um dos que a torcida não gosta. Escale os escolhidos e os encaixe em qualquer escalação que vier a sua cabeça genial. A teimosia é fator determinante para o alcance do insucesso.

Nããão vou mudar nada!
3º PASSO: Escale sempre seu time recuado. Abuse do uso dos volantes...2, 3 ou 4. Eles nunca serão demais. Nunca se esqueça de usar 2 laterais esquerdos ou direitos, sendo que um deles deve jogar improvisado e batendo cabeça com o verdadeiro lateral. Se isso não estiver sendo suficiente você pode optar por um zagueiro em uma das laterais, ou por um esquema sem centro avante. Confundir a cabeça dos jogadores com suas fantásticas idéias, será muito importante para o insucesso, já que ao baterem cabeça, ficarão inseguros e errarão tudo. O resto você já sabe...

4º PASSO: Durante o jogo, tire uma das peças que o torcedor gosta e coloque outro volante. Não se esqueça do 3º passo: volantes nunca são demais. Experimente tentar colocar um esquema que você não treinou nenhuma vez durante a semana. Explique rapidamente no vestiário. Não se sinta pressionado com o semblante confuso dos atletas. É essa a intenção. Faltando 10 minutos coloque um atleta que a torcida quer que seja titular e que sempre entra bem. Nunca definir um “11” titular é muito importante. Caso os jogadores comecem a assimilar um esquema e jogar sempre com os mesmo companheiros, suas chances de insucesso começam a diminuir rapidamente.

Você tem que pensar antes de falar, assim como eu!
5º PASSO: Esse é um dos passos mais importantes. Ensaie o discurso em casa antes dos jogos se preciso. Após as derrotas fale muito, mas sem nenhuma objetividade. Use muito as frases “estamos aguardando os reforços”, “por enquanto esse é o nosso elenco e vamos com o que temos de melhor”, “estamos conversando com o presidente pra qualificarmos o grupo”. Essas frases cairão como bomba entre a boleirada. Seus egos imbecis ficarão feridos e em vez de correrem mais pra provar que sabem jogar bola, preferirão fazer corpo mole. Se isso não for o suficiente, exponha problemas internos do grupo pra impresa. Use “temos panelinhas no grupo” ou então seja mais radical e diga que “falta testosterona pros atletas”.

Seguindo esse pequeno e simples manual, é quase impossível o técnico não cair. Lembro que os passos podem ser executados fora de ordem e quantas vezes forem necessários.

*** Deixo claro que a busca dos dirigentes por resultados cada vez mais imediatos, e a falta de paciência do torcedor brasileiro, fazem com os técnicos não estejam completamente errados em cobrar alto para pegar verdadeiros Titanics, Brasil a fora.

A PELADA!

Novamente sem esquema tático, entramos em campo jogando no fio de navalha. Qualquer errinho faria o estádio vir abaixo assim como os nervos dos jogadores. O time arrematou algumas vezes no primeiro tempo e não foi tão ruim (tendo como parâmetro o próprio Atlético de outros jogos). No segundo tempo, Adilson Batista usou o 4º PASSO do Manual e o time veio abaixo. Muita mudança, muito posicionamento novo e nada de jogador entender e render como deve.

“SELO - GUERRÓN LIKE”

Apesar da idade, da vaidade e dos últimos jogos horríveis, Paulo Baier era o jogador mais incisivo do Atlético no jogo (acreditem ou não). Mesmo assim foi sacado pra entrada do beija grama, Branquinho. Baier mostrou que jogando 1 a cada 2, pode nos ajudar como fez ano passado. Deivid como sempre merece a citação pelo tanto que corre durante o jogo, independente do momento e resultado.



“SELO – MARCIO DISLIKE”

É difícil citar todos, mas não posso deixar de falar de Manoel, que agora perde dividas (jogada que sempre foi seu forte) e ajuda Rafael Santos na missão de deixar a torcida cada dia mais insegura. E o Kleberson heim? No Atlético a uns 5 meses e NADA. Não vou cobrar nada do cara porque ele é importante na história do clube e não obrigou ninguém a traze-lo, mas será que esses caras não sabem que o Kleberson fez seu último bom jogo na final da Copa do Mundo de 2002?


SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS!!!


_______________________________________
CONSTRUTORA KARVANIS!












VISITE NOSSO SITE CONSTRUTORAKARVANIS.COM.BR E SAIBA MAIS!

3 comentários:

  1. Discordo do ponto do Baier. Ele é desagregador. Não serve pro nosso elenco. Ele que se aposente! Simples assim.
    E BOB Fernandes hj diria a mesma coisa, falta Testosterona!
    Muito bom o texto. De uma revisada, pois tem algumas palavras faltando letras, rssss.
    Valeu.
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Poooois é... trocar o "treinêro" não resolverá nossos problemas... há laranja podre nesse saco, e alguém tem que pôr ordem nisso! Até quando irão brincar com nossa paixão? SRN!

    ResponderExcluir
  3. Achei otimo seu manual, mas definitivamente ele é a cara unica e exclusivamente do Adilson...Vc citou todos os erros dele, apenas DELE...Sergio Soares, Geninho e até o Niehues nao cometiam esses erros. Apenas sofriam com um elenco podre...Na verdade a vinda do Adilson só nos fez enxergar que os outros tecnicos nao eram ruins. É o nosso elenco q é podre mesmo. Com um elenco podre eles até tiveram um pouco de rendimento... Agora junta um elenco podre com uma farsa de tecnico como o Adilson..deu no que deu...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...