Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

QUE PAPO É ESSE?

   Ser ATLETICANO é ser maluco por natureza. Torcedor que sofre, joga junto com o time, fica absurdamente feliz nos bons momentos, mas também fica bicudo quando o time vai mal das pernas. Ser atleticano é gostar de estar sempre naquele bate papo com os amigos (ou com os “inimigos”), pra falar do momento do time, tirar aquele sarro dos rivais, ou até mesmo rir da própria desgraça. A internet com seus blogs, fóruns, twitters e outros inúmeros meios de interação, vêm fazendo com que nós possamos discutir e viver o Atlético, 24 horas por dia. É quase certo que em qualquer momento, haverá um Atleticano doente em algum outro lugar, cidade ou país, disposto a falar sobre as coisas do Furacão.

   O bate papo proposto pela diretoria do Atlético a alguns blogueiros e colunistas, fez com que pudéssemos ouvir diretamente as palavras do tão falado Marcos Malucelli. A conversa
transcorreu natural e agradável. Inúmeras questões foram levantadas e discutidas num ótimo clima onde TODOS puderam expor suas opiniões. O que foi conversado, você pode ler no Blog dos Geraldinos, com o resumo do @BrunoFilgueira, no Blog do Torcedor (Globo.com), com o @Fusketa e no Meu Querido Furacão, com o resumo do @GiulianoAlmeida. Não comentarei diretamente o que foi falado porque após os ótimos resumos citados, seria perda de tempo.

[NINGUÉM ME CONTOU, EU VI!]

   Acho que todo torcedor tem direito de fazer o que bem entender se achar que está de alguma forma ajudando o clube. Que se formem chapas, que se realizem reuniões, jantares, passeatas, mas só não deixem com que o pé firmado em um dos lados afete seu discernimento, enquanto torcedor de um CLUBE. Fui com outros grandes atleticanos ao bate papo proposto pela diretoria e confesso que achei que ouviria respostas vazias, evasivas em um clima de “estou aqui com esses caras por obrigação”. Me enganei redondamente. Alguns torcedores se reunirem com o atual presidente, não muda nossas idéias de que a gestão do Malucelli foi bem abaixo do que era esperado e também não mudará em nada os meses que restam até dezembro. Mas um bom papo, ao vivo, cara a cara, faz com que o maldito telefone sem fio, fique sem utilidade.

   Senti na reunião, que Malucelli é um Atleticano como nós, mas que como a maioria de nós não tem perfil de cartola. É um cara que torce para que os jogadores joguem a bola esperada, assim como eu e você. É um cara que provavelmente não conhece a linguagem da boleirada ou o clima de vestiário, mas que se mostrou humilde ao assumir seus erros. É um cara com ética ao não deixar pelo caminho alguns princípios que tem, sendo esses errados ou não, pra mim ou pra você. O papo foi bom para que saibamos quem é o cara em que tanto “batemos”. Até o começo da semana, eu o conhecia apenas pelo telefone sem fio, e esse pode começar assim:
Na próxima segunda-feira, aproximadamente às 20 horas, o cometa Halley passará aqui. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, peço que os funcionários sejam reunidos no pátio da fábrica, todos usando capacetes de segurança, para que eu possa explicar o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu, e todos deverão se dirigir ao refeitório onde será exibido um filme documentário sobre o cometa Halley.
E terminar assim:
                Na sexta-feira, o chefe da diretoria vai fazer 76 anos e liberou geral para a festa às 20 horas no refeitório. Vão estar lá, pagos pelo manda-chuva,"Bill Halley e seus Cometas". Todo mundo nu e de capacete, pois a banda é muito louca e o rock vai rolar solto, mesmo com chuva.”
   Telefone sem fio, vindo de parte da imprensa ou de outras pessoas que não objetivam o sucesso do clube, pode nos levar a entender algumas coisas, dessa mesma forma exemplificada.

[EFEITO TELEFONE SEM FIO!]

   Ouvir respostas diretamente da boca do próprio presidente, sem edições, sem perguntas maldosas que visam desestabilizar o ambiente, sem alguns profissionais de imprensa que conhecem muito pouco do que estão falando, fez uma grande diferença. Uma roda de bate papo entre Atleticanos que visam única e exclusivamente o bem do Atlético, não poderia ser diferente. Atleticanos, acreditem: Existe uma diferença abissal entre as questões que foram levantadas no bate papo, e as questões que seriam levantadas por Airton Cordeiro e Fachinello, por exemplo. Existe uma grande diferença entre o que foi repassado pelo blogueiros e o que sairia na Gazeta do Povo ou Tribuna, como manchete pós coletiva. Infelizmente, fico triste ao saber, que a grande maioria dos torcedores, se informa e forma opinião ouvindo gente fraca, ou lendo gente maldosa, ou vice versa.

[AOS CRÍTICOS!]


   Volto a frisar que a crítica alicerçada somente em uma convicção política pode ser bastante perigosa. Aos que criticaram a reunião, ou até mesmo os que usaram palavras como bordel entre outras, digo que dirigentes passam, mas o Atlético estará aí pra sempre. Ser mais ou menos atleticano ou torcer para que o Atlético perca jogos somente para que opiniões contrárias ganhem força, não entra na minha cabeça. Afinal de contas, temos ou não temos torcida pra queda à segunda divisão dentro da nossa própria torcida? Briga política é uma coisa! Fogo amigo é outra coisa, muito mais grave!

SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS!!!

3 comentários:

  1. Oi Henrique! Meus parabéns pelo texto e pelas observações! Por incrível que pareça, exatamente na mesma hora que vocês se reuniam com MM, eu estava no Círculo da História Atleticana e falamos sobre o tal "telefone sem fio" !!! Falamos da nossa Paixão, que é muito maior do que questões financeiras e políticas e falamos da parte da imprensa que adora ver nosso Atlético se dar mal! Vimos um pouco mais da nossa querida Sônia Nassar, e renovamos nossa esperança e alegria em ter no sangue o amor rubro-negro! Ótimo post, como sempre!SRN! Bjo. Elaine Novak

    ResponderExcluir
  2. Henrique,
    Como sempre você muito sensato nas suas análises. Gosto da forma como expõe e exemplifica, assim nenhum debil mental distorce ou não entende.
    Você conseguiu mostrar o que realmente foi e o que realmente passou de impressão o bate papo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. É uma pena saber que Atleticanos torcem contra o Furacão. Para mim, sempre foi ensinado que isto era coisa de Coxa. Eu sinceramente gostei de tudo isso por que desmistifica um pouco a gestão MM. As pessoas possuem memória curta, esquecem que o time ficou numa draga de 2006 a 2009 e quem em 2010 foi muito bem no brasileiro e ficam repetindo "a 3 anos o time está uma merda por culpa do MM" e esquecem que o principal protagonista pelo fracasso do time entre 2006 a 2008 foi o Coronél que voltou por cima.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...