Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

PORQUE TÃO CHATOS? (por @HenStockler)

   
   Sim, a torcida do Atlético passa por um processo de COXINIZAÇÃO. Isso mesmo. Estamos ficando igual a cansada e melancólica torcida verde. Isso porque os dois clubes passaram pelas mesmas situações em momentos diferentes. 

   Principalmente na década de 70, pelo que sei e pelo que a história conta, a coxarada dominou o Estado do Paraná. Era uma festa. Tinha título paranaense todo ano, tinha juiz comprado pelo Evangelino, tinha elenco qualificado, tinha excursão pela Europa e tudo mais. Com a proximidade do fim do século, parece que as forças do vovô Coxa foram se esvaindo e a partir de 95, foram arruinadas de vez. Seu maior rival, mesmo sem títulos seguidos, tinha e tem maior torcida, construiu uma grande estrutura e começou a figurar entre os
grandes do Brasil. O resultado disso, foi a criação de uma mentalidade de inconformismo por parte dos pobres verdes. São tidos como torcedores ranzinzas e hoje até, não por culpa de todos, são vistos como violentos.

   É aquela história: o pobre que ganha uma grande herança, se acostuma rápido com a vida luxuosa. A adaptação é quase imediata. Já o rico que perde todos os seus bens, não se conforma, não se acostuma e por vezes fica louco. 

   A torcida do Atlético já comeu o pão que diabo pisoteou. Os mais velhos sabem bem do que eu falo. São inumeras as historias contadas por meu pai, sobre sofrimento, frustrações e dificuldades. A partir de 99, as coisas mudaram. O Atlético passou de pobrezinho, a novo rico. As coisas aconteciam ao natural, os títulos vinham, finais, grandes jogos, Libertadores entre outros. O recebimento da "herança", culminou com um mal momento dos times do eixo. Como não tínhamos nada a ver com isso, nos colocamos entre os grandes. A partir de 2007, os times do eixo se reorganizaram e nosso comandante da época perdeu a mão de como conduzir as coisas. O resultado disso, é uma queda de rendimento e de seguidas frustrações por parte de uma nova geração de atleticanos que nunca havia comido pão com margarina e cafá preto no café da manhã. A torcida do Trétis passou de torcida que empurra o time e joga junto, a torcida que promove QUEIMA EM MASSA DE JOGADORES!

Pra quem não sabe, esse é o Lucas!
   O Atlético de hoje virou um clube onde é difícil jogar bem. Aqui ninguem é poupado. Seja novo, velho, ídolo ou não. Preste atenção em seus companheiros de arquibancada. Alguns não sabem NEM o nome de quem está jogando, mas mesmo assim estão lá xingando. Alguns vão à Arena pra comer um Pão com bolinho ou um Pernil com verde, e ficar botando o papo em dia durante a partida. Outros vão ao jogo pra ficar xingando jogadores que estão no aquecimento. Ontem percebi vários torcedores falando de Lucas como se fosse um qualquer. Quem sabe estes nem o conheçam de fato. A verdade é que dos 4 gols assinalados pelo Atético contra o tal time Acreano, 3 saíram dos pés dele e 1 de uma assistência do mesmo. Tudo bem, o momento não é dos melhores, o time não tá encaixado e a nossa diretoria tem um abobado e um paranista, mas o que querem que um centroavante faça a mais do que gols e assistências? Será que os mesmos chatos preferem o tal Bufalo Bill do melhor time do Brasil, segundo a imprensa de segunda? PORQUE NOSSA TORCIDA TÁ TÃO CHATA?

   Saudades de 96, jogo contra o Crisciuma. O time perdendo em casa e a galera cantando sem parar de baixo de chuva. Se fosse hoje, mesmo classificados como estávamos, os jogadores teriam sido vaiados!


SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS!!!

4 comentários:

  1. eu concordo com tudo que está escrito nesse texto

    ResponderExcluir
  2. Que bom seu texto, achava que eu era o único que tinha essa opnião.

    ResponderExcluir
  3. Verdade. Tem gente que so vai pra xingar.Protestar é uma coisa ficar pegando no pé o tempo inteiro e outra o time não é perfeito mas ATLETICANO DE VERDADE VAI E APOIA ATÉ O FIM, acabou o jogo o time perdeu a historia é diferente...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...