Sim, a torcida do Atlético passa por um processo de COXINIZAÇÃO. Isso mesmo. Estamos ficando igual a cansada e melancólica torcida verde. Isso porque os dois clubes passaram pelas mesmas situações em momentos diferentes.
Principalmente na década de 70, pelo que sei e pelo que a história conta, a coxarada dominou o Estado do Paraná. Era uma festa. Tinha título paranaense todo ano, tinha juiz comprado pelo Evangelino, tinha elenco qualificado, tinha excursão pela Europa e tudo mais. Com a proximidade do fim do século, parece que as forças do vovô Coxa foram se esvaindo e a partir de 95, foram arruinadas de vez. Seu maior rival, mesmo sem títulos seguidos, tinha e tem maior torcida, construiu uma grande estrutura e começou a figurar entre os
grandes do Brasil. O resultado disso, foi a criação de uma mentalidade de inconformismo por parte dos pobres verdes. São tidos como torcedores ranzinzas e hoje até, não por culpa de todos, são vistos como violentos. É aquela história: o pobre que ganha uma grande herança, se acostuma rápido com a vida luxuosa. A adaptação é quase imediata. Já o rico que perde todos os seus bens, não se conforma, não se acostuma e por vezes fica louco.
A torcida do Atlético já comeu o pão que diabo pisoteou. Os mais velhos sabem bem do que eu falo. São inumeras as historias contadas por meu pai, sobre sofrimento, frustrações e dificuldades. A partir de 99, as coisas mudaram. O Atlético passou de pobrezinho, a novo rico. As coisas aconteciam ao natural, os títulos vinham, finais, grandes jogos, Libertadores entre outros. O recebimento da "herança", culminou com um mal momento dos times do eixo. Como não tínhamos nada a ver com isso, nos colocamos entre os grandes. A partir de 2007, os times do eixo se reorganizaram e nosso comandante da época perdeu a mão de como conduzir as coisas. O resultado disso, é uma queda de rendimento e de seguidas frustrações por parte de uma nova geração de atleticanos que nunca havia comido pão com margarina e cafá preto no café da manhã. A torcida do Trétis passou de torcida que empurra o time e joga junto, a torcida que promove QUEIMA EM MASSA DE JOGADORES!
Pra quem não sabe, esse é o Lucas! |
O Atlético de hoje virou um clube onde é difícil jogar bem. Aqui ninguem é poupado. Seja novo, velho, ídolo ou não. Preste atenção em seus companheiros de arquibancada. Alguns não sabem NEM o nome de quem está jogando, mas mesmo assim estão lá xingando. Alguns vão à Arena pra comer um Pão com bolinho ou um Pernil com verde, e ficar botando o papo em dia durante a partida. Outros vão ao jogo pra ficar xingando jogadores que estão no aquecimento. Ontem percebi vários torcedores falando de Lucas como se fosse um qualquer. Quem sabe estes nem o conheçam de fato. A verdade é que dos 4 gols assinalados pelo Atético contra o tal time Acreano, 3 saíram dos pés dele e 1 de uma assistência do mesmo. Tudo bem, o momento não é dos melhores, o time não tá encaixado e a nossa diretoria tem um abobado e um paranista, mas o que querem que um centroavante faça a mais do que gols e assistências? Será que os mesmos chatos preferem o tal Bufalo Bill do melhor time do Brasil, segundo a imprensa de segunda? PORQUE NOSSA TORCIDA TÁ TÃO CHATA?
Saudades de 96, jogo contra o Crisciuma. O time perdendo em casa e a galera cantando sem parar de baixo de chuva. Se fosse hoje, mesmo classificados como estávamos, os jogadores teriam sido vaiados!
SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS!!!
Falou tudo
ResponderExcluireu concordo com tudo que está escrito nesse texto
ResponderExcluirQue bom seu texto, achava que eu era o único que tinha essa opnião.
ResponderExcluirVerdade. Tem gente que so vai pra xingar.Protestar é uma coisa ficar pegando no pé o tempo inteiro e outra o time não é perfeito mas ATLETICANO DE VERDADE VAI E APOIA ATÉ O FIM, acabou o jogo o time perdeu a historia é diferente...
ResponderExcluir