Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PETRAGLIA OU MALUCELLI? EU SOU É TRÉTIS! (por @HenStockler)

   
   Todas as rodas de bate papo sobre o rubro negro, invariavelmente esbarram nessas duas figuras de cabelos brancos. Os motivos são antigos e conhecidos por todos os Rubro Negros. O que me chama a atenção hoje, e ao mesmo tempo me deixa assustado, é a forma com que a relação que parte da torcida tem com um ou com outro, influencia em suas idéias naquela simples rodinha de bate papo. Vamos aos fatos:

   O nome dele é Mário Celso Petraglia. Independente dos fatos ocorridos nos últimos anos do seu mandato dentro do Clube, posso afirmar que ignorante é, quem não reconhece todos os feitos desse homem. Não existiu dentro do futebol brasileiro nada parecido. É como alguém pegar hoje um...Paraná Clube da vida, e sem a Vila toda remendadinha, e transformar no que somos hoje. Se não aprendemos ainda o caminho dos grandes títulos, tenho certeza que com toda a organização e patrimônio que temos, estamos perto disso.


Oséinha: Craque garimpado
   Petraglia fez futebol em uma época diferente. Foi visionário e aproveitou a fragilidade dos grandes clubes do eixo, que patinavam em seus quintais. Construiu o melhor CT da América e fez o inimáginavel: construiu um estádio Europeu, no Brasil. Caçou talentos pelos 4 cantos do Brasil com bons olheiros. Garimpou jóias como Oséas, Adriano Gabiru, Kléber Pereira e Lucas. Fez muito dinheiro com todos eles. Era um tempo em que o clube formador ganhava dinheiro. O tempo passou, chegamos em 3 Libertadores, fomos Campeões do Brasil, Vice no Brasileirão e Vice das Américas. Os times do eixo se reformularam e a partir de 2005 o futebol mudou. Garimpar jogadores virou missão impossível com o surgimento dos empresários. Nosso futebol foi se mediocrizando e a fórmula de fazer futebol dentro do Atlético continuou sendo a mesma, a ponto de quase cairmos para a série B por 3 anos seguidos. 

    É indiscutível a obra de Petraglia. É indicutível também que é um cara que gosta das coisas do jeito dele e que jamais admitiu que não conseguia mais fazer futebol de qualidade com contratações baratas. Seu último ato frente do Trétis foi a promoção de Marcos Malucelli, nas eleições do clube. Este por sua vez venceu as eleições ao melhor estilo Dilma. 

Comemoração após se livrar da segundona em 2008!
   Marcos Malucelli, começou bem seu trabalho frente ao Atlético, salvando-nos de um rebaixamento dado como certo por todos em 2008. Em 2009 manteve a base que quase caíra no ano anterior. Venceu o campeonato Paranaense de forma melancólica, após goleada dos Coxas em plena Arena. No Brasileiro o time patinou até se encontrar num esquema "bola pro mato" de Antonio Lopes. O jeito de fazer futebol continuou sendo o mesmo: base fraca do ano anterior mantida e contratações na janela do meio do ano para tentar se salvar da segundona. Em 2010 a base novamente foi mantida e conseguimos perder o Campeonato Rural para um time da 2ª divisão. Para que tal feito fosse atingido, Leandro Nieheus foi lançado como técnico do time principal. Confesso que tive esperanças que ele repetisse o trabalho que fez no Malutron, mas o cara mostrou que ainda é um estagiário. Malucelli então, o mandou embora, mas o manteve como interino dele mesmo por 3 rodadas. Nas 6 ou 7 rodadas que brincamos de futebol, perdemos ponto preciosos. Na parada da Copa alguns reforços interessantes, a contratação de um técnico e um time que fez a torcida recuperar a alto estima. Malucelli alcançou a frente do Atlético um 5º lugar no Brasileiro do elencos milionários. É falta de sabedoria dizer que isto não é ótimo. Além do bom trabalho deste ano, dá mostras de que pretende reforçar o time logo para o início do ano, o que é bastante inteligente e nos traz esperanças.

   Malucelli faz futebol num tempo completamente diferente. Hoje, times poderosos do eixo repatriam grandes estrelas do futebol, utilizando suas marcas e oferecendo parcerias à grandes empresas. Os jogadores tem voltado cada vez mais para casa. No nosso caso, encontramos uma solução imediatista para tentar competir: o empréstimo de atletas encostados. Já são 3 os atletas do Santos e parece que Defederico pode pintar na Baixada. Não que eu não goste de ver Mádson com a Rubro Negra, mas no final do ano ele volta pro Peixe e é vendido por um caminhão de dinheiro sem que o Atlético veja a cor disso. 

   A grande verdade é que neste último ano Malucelli fez um bom trabalho nas contratações após a Copa e ao lidar com a deserção de um traíra no meio da batalha. Neste ano tivemos uma grande valorização de jogadores crias da casa, mas isso somente pela boa campanha. De nada adianta botar bons valores para atuarem ao lado de Erandir e Danilo. A mescla de jogadores precisa continuar para que as boas campanhas continuem e os pratas da casa se valorizem cada vez mais.   

   Petraglia deu sua mega contribuição, mas hoje diz que não quer mais saber de dirigir o Trétis. Malucelli será nosso presidente por mais um ano. De nada adianta a torcida criticar um só porque gosta mais do outro. Esse papo de ser a favor do Petraglia F. C. ou da atual gestão é besteira e não nos ajuda em nada. Eu torço para que quem estiver lá faça o melhor e encontre boas soluções. Eu não torço pra X ou pra Y. Eu torço para o ATLÉTICO!

MEMÓRIA DE FURACÃO!!!
   
Inauguração da Arena com Seleção Brasileira e Atletiba com 5 x 2 de virada!!!


SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS!!!



Ultima Postagem: ASSIM, 2011 PROMETE!

4 comentários:

  1. É uma pena que a discussão sempre paire no campo dos homens e não das idéias. Não me interessa se é o MM ou o joão da esquina. eu só não posso aceitar é o abandono do melhor CT do Brasil nestes 03 anos. É 03 anossim, porque não teremos manutenção nenhuma ano que vem la. ja foi dito isto. fora os mais de 100 jogadores dispensados de la e ver nossos times da base agora penando nos campeonatos que acontecem agora.
    Não me interessa se foi o MCP ou o MM, mas as idéias de um são totalmente diferentes das do outro. E assim o clube esta sem comando e sem planejamento futuro. estamos vivendo de ano ano, ou pior, pois este que passou fizemos dois times e o segundo com um tecnico aposentado que aceitou vir depois de varios terem desistidos. Deu certissimo. Não vejo com bons olhos esta falta de planejamento futuro. Pois amanhã o que iremos fazer? qeum assumira depois deste presidente que só olha pro seu umbigo?
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Grande texto navamente meu amigo! Um dia devemos marcar de tomar uma cerveja e conversar... hahaha
    Ótimo texto como sempre, vou ver se atualizo o Blog essa semana! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Barilcka

    Preferi não ficar criticando os dois na coluna, mas concordo que hoje em dia voltamos a ser um clube normal, onde não há vanguardismo nas ações. A tal barriga de aluguel para outros clubes é imediatista. O planejamento não é de hoje que não existe. O que tentei falar foi que os DOIS tem erros em suas gestões. Petraglia em nunca dar ouvidos a quem quer que seja, e Malucelli ao "normalizar" um clube com tanto potencial. Não me esqueci da quase desistência dele no assunto Copa na Arena. O que quero deixar claro é que quando as pessoas tem algum mérito, independentemente de quem seja, eles devem ser dados. O triste é que hoje, salvo raras exceções, alguém consegue elogiar ou UM ou OUTRO pelo bom trabalho desenvolvido em qualquer assunto em detrimento a paixões.

    ResponderExcluir
  4. Só mais um detalhe que esqueci: MCP fez na época o que nenhum outro fez, com condições iguais para todos e até melhores para alguns, como nos dias de hoje. Por isso não gosto de comparações entre as duas administrações, ainda mais pensando em tempo, foram 15 anos quase contra 2.
    agora as condições são iguais para todos os clubes, e sempre será assim, então MM, ou outro qualquer, deveria tentar fazer a diferença novamente. Foi essa diferença que nos fez crescer. Mas pelo jeito isso não teremos.
    quanto a

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...