Páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A TRISTE REALIDADE DO VOVÔ VERDE. (por @HenStockler)

   Quero iniciar esse texto citando alguns caracteres de um cara que nem conhece muito de futebol e que não é muito visionário.

     
   Nosso maior rival é simplesmente aquele cara que era rico, pegava todas as mulheres e que depois de velho ficou com a grana curta, com uma mulherzinha chata e meio violenta e com filhos que ainda acham que o papai é o herói.
     Enquanto isso, do outro lado da rua, vê aquele vizinho que era pobre, vivendo numa mansão e andando de Ferrari. A principal diferença entre os dois é que o nosso amigo ex-rico não admite que vive com grana contada e que não é mais um garotão, enquanto o vizinho novo rico, usufrui do seu patrimônio com prazer, as vezes até exagera na arrogância, mas se mantém humilde sabendo que não é a ultima bolacha do pacote.
   
   Ano passado, quando o co-irmão ainda jogava a série A, tanto eles quanto nós passamos o campeonato inteiro ocilando na tabela. Enquanto nós fazíamos as contas pra não cair, sabendo da limitação do time, eles faziam conta em busca da vaga no G4, inflamados e iludidos pelo apaixonado coxa-branca, Marcelinho Paraíba. Não preciso descrever o que aconteceu no dia 6 de dezembro de 2009. Só nesse dia, ao 30 do segundo tempo, com o Fred fazendo cera e o juiz ajudando o Flu, os Coxas se deram conta de que brigavam pra não cair. E CAÍRAM DE NOVO!!!

   Hoje contamos com Arena e CT de 1° mundo, torcida fiel que mantém o número elevado de sócios, mesmo com seguidas campanhas ridículas, 6° clube a mais tempo na série A, jogador na seleção brasileira principal, estádio que sediará alguns jogos da Copa de 2014 e que continuará sendo um dos melhoes estádios particulares da América Latina.
   Hoje eles caem num ano e sobem no outro, tem um estádio em péssima conservação e uma maquete de um estádio que segundo eles tinha contrutora, engenheiros e investidor engatilhados, uma torcida "organizada" considerada das mais violentas do Brasil, torcedores comuns que se associam em momentos bons e que desistem em momentos ruins, um presidente que faz de tudo para parecer Mario Celso Petraglia, e um grande momento no ano: a volta ao Couto Pereira depois da punição (que eles julgam absurda até hoje), com direito a saudação calorosa e emocionante ao time adversário. 

   A decadência se evidencía quando escuto ou leio torcedores verdes dizendo que "é melhor ser líder da série B do que lutar todo ano pra não cair da série A", ou que "o centenário não foi ano passado e sim esse ano, portanto fomos campeões no centenário", ou então ser contra Copa em Curitiba levantando a falsa bandeira da honestidade e dos bons costumes.
   A verdade é que o grande auge dos verdes é ganhar do Atlético. Tanto que alguns chegam a dizer que em 2009 o título do Paranaense nem tinha mais graça. A única graça era nos vencer dentro da Arena.
   Eu particularmente não me importo de perder todos os Atletibas do ano, se ao final do mesmo, as vitórias servirem pra mascarar os defeitos deles e fazer com que caiam novamente.

    A diferença entre nós e eles é absurda. Hoje, eles nos usam como benchmarking. E estão certos. Se você quer melhorar, faça as coisas igual a quem tem sucesso. Tomara que nossos co-irmãos continuem achando que são a maior torcida do Paraná (mesmo tendo 50 pesquisas dizendo o contrário). A tendência com a Copa na Arena e uma maior atenção ao futebol do Atlético, é que deixemos eles ainda mais pra trás.  

Pra finalizar, quero citar umas das melhores descrições do Coxa que li ao final de 2009. É do ex-colunista da furacao.com, Juliano Ribas:
    
     "Faz 14 anos que o Atlético Paranaense resolveu quebrar as barreiras da aldeia e se tornar o time paranaense com maior reconhecimento internacional. O vovô coxa só definhou, as juntas foram enferrujando, a artrite tomando conta, a esclerose causando delírios e a catarata turvando a visão. Ficou na lembrança verde o tempo em que mandavam no estado e que nós considerávamos as vitórias nos clássicos dignas da faixa. Hoje, quebrado financeiramente e com a estrutura física deteriorada, vê nos trunfos contra o Atlético Paranaense a real chance de enaltecer sua honra."

Um comentário:

  1. Gostei mto do texto Henriico, xará do meia do alto da gloria, haha... ainda mais porque nos faz sentir superiores.. haha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...