Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

OPORTUNIDADE 0 x 1 MAIS DO MESMO

   Alcançamos a 9° rodada do campeonato estadual de 2013 e a proposta do Atlético para este início de temporada já é de conhecimento de todos. Os profissionais treinam e se preparam para os torneios maiores enquanto enfrentamos o nosso modorrento campeonato rural com um time chamado SUB 23.

   Já expus em outros textos que sempre fui partidário de uma pré temporada estendida para o time principal, deixando o campeonato estadual a cargo de uma equipe mais jovem durante esse período. Na minha cabeça, o time principal entraria para disputar os jogos após o termino desta preparação. Já é de conhecimento de todos também que iremos com o SUB 23 até o final do estadual. Entendo as razões do Petraglia em "desvalorizar" o regional já que nosso Estado passa por um momento autofágico e mesquinho no que diz respeito ao futebol, mas mesmo assim penso que os profissionais deveriam atuar de alguma forma.

   Sabendo que o time SUB 23 irá até o fim do campeonato e tendo acompanhado a maioria dos jogos do Trétis no Janguito em 2013, pensei no que realmente justificaria a continuidade da "piazada" em campo, visto que as atuações num geral tem sido péssimas. A única justificativa que encontrei foi que utilizando os meninos no regional podemos observar como se comportam tendo uma sequencia de jogos contra profissionais. O grande problema deste argumento é que o que temos visto em campo é a predominância de jogadores que já tiveram diversas chances no time profissional e que agora estão atuando com bastante frequência no SUB 23, "tirando" a vaga de um garoto que poderia mostrar seu futebol e o que é pior, atuando mal.


   O quadro abaixo mostra SCOUTS de todos os jogadores que atuaram no SUB 23 nessas 9 rodadas. Observem que dos 9 atletas que mais atuaram, 6 pertencem ao grupo dos "veteranos".

CLIQUE NA IMAGEM PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO

   Dos 6 "veteranos", Santos é o único que tem sido unanimidade positiva entre a torcida. O jovem goleiro tem atuado bem inclusive salvando a equipe em diversas oportunidades. Bruno Costa, zagueiro com potencial, mas do tipo azarado, também vem sendo discreto e jogando na média. Atuou nas 9 partidas e não tomou nenhum cartão. Zezinho tem oscilado entre bons e maus momentos. Parece ter um problema na parte física estando acima do peso. Sabemos de seu potencial, portanto utilizá-lo sem que faça grande diferença e ainda tirando a vaga de um garoto, não se justifica.

   Heracles, Renan Foguinho e Pablo são unanimidades negativas. Jogadores altamente desgastados com a torcida que já parecem ter dado e mostrado todo futebol que tinham. Junte-se ao trio, jogadores como Ricardinho e Tiago Adam que não atuaram tanto quanto os 3 primeiros, mas que também já esgotaram a paciência do torcedor. Ao escalar estes jogadores, Bernardes traz uma atmosfera negativa para TODO O GRUPO DE JOVENS. O torcedor vê em campo velhos conhecidos que já tiveram milhares de chances e que mesmo sendo os mais experientes rendem menos que os garotos. Aí o torcedor que já não é muito paciente, perde a calma e transfere a insatisfação que está sentindo para TODOS OS JOGADORES EM CAMPO, inclusive pros mais jovens que sentem a pressão e acabam tendo seu futebol, inibido.
CLIQUE NA IMAGEM PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO

   Resumidamente, os "veteranos" não estão fazendo a diferença (como podemos observar no quadro acima) já que possuem números iguais ou piores aos mais jovens e ainda trazem carga negativa pro grupo. É inexplicável que se tire a chance de vermos os meninos jogarem, dando oportunidades pra atletas que parecem estar fazendo um favor ao entrarem em campo com a camisa do Atlético. O SUB 23 se justifica por dar OPORTUNIDADE para os jovens ou por DAR MAIS UMA CHANCE para aquele tiriça que já teve milhares? A resposta me parece óbvia.

* Domingo tem Atletiba. Apesar das boas atuações de Douglas Coutinho e Junior Barros, tenho certeza que pelo menos um deles será preterido para a entrada do EXPERIENTE Pablo. Erro crasso de quem não entende de bola e que justifica redondamente este texto.

* Passadas 9 rodadas, dois jogadores me chamam muito a atenção por parecerem estar prontos para serem peças de reposição com qualidade para o time principal. São eles, Hernani e Santos.

- JORNALISMO NOTA DÉIX

   Promovo a estreia neste post do JORNALISMO NOTA DÉIX. Este espaço receberá algumas noticias, manchetes ou comentários que mereçam aquele DÉIX.

*** O 1° destaque não chega a ser algo acintoso, mas a Tribuna destacar Renan Foguinho como arma do Atlético pra encarar o Jotinha me parece ironia. 26 atletas já atuaram no sub 23 e com certeza o responsável pela manchete sabe que o querido maestro Foguinho não é arma de nada.
*** O 2° destaque, vem da querida Gazeta, mais precisamente da coluna de Carlos Eduardo Vicelli. O comentário sobre o garoto Crislan é sensacional. Vicelli, QUEM VIU ELE JOGAR? Quem cravou que não sabe usar a perna esquerda? Afirmar algo sem apresentar um parâmetro de qualidade complica bastante. inclusive se minha mãe assistir ao Messi, corremos o risco dela não achar NADA DE DEMAIS no anão argentino.



SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...