Páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PAULO CESAR BAIER: ÍDOLO OU VILÃO?

   Paulo Baier dispensa comentários e prévias apresentações. Ele é o atleta do Atlético, mais conhecido por NÃO torcedores do Atlético, dentro do elenco do clube nos últimos 3 anos. Pode estar machucado, suspenso, de mal com a torcida, em má fase ou sendo poupado, que sempre haverá aquele "raso" comentarista Premiere, pra dizer que o Atlético está sentindo falta do capitão, na meiuca.

   No livro "Clube Atlético Paranaense - Uma Paixão Eterna" (Heriberto Ivan Machado, Valério Hoerner Junior e José Paulo Fagnani), a descrição do camisa 10 é clara: "...identificou-se de tal maneira com o clube e com a torcida - que o venera - a ponto de renovar o contrato e dizer que encerrará a sua carreira em defesa da camisa do Furacão..."

   Durante esses 3 anos de Atlético, Paulo assumiu naturalmente o posto de referência técnica e liderança, dentro dos elencos do Trétis, fato que acarreta em uma cobrança maior do que o normal em cima do atleta. É natural, ninguém cobrará em um momento ruim,  um garoto como o Cleberson, por exemplo. Ser referência e "estrela" tem seu lado complicado, como tudo na vida.

ÍDOLO?
   Paulo acumula partidas acima da média com a camisa do Atlético, está entre os maiores goleadores do Campeonato Brasileiro de pontos corridos e sempre demonstrou ser um atleta dedicado e inteligente, fugindo da regra dos boleiros. Comandou nossa fuga do rebaixamento em 2009 e a bela campanha (5° lugar) em 2010. Em 2011 não conseguiu ajudar como muitos esperavam e acabamos rebaixados. Em 2012, mesmo  jogando poucas partidas, é nosso jogador mais importante, pelo menos no que os números mostram. Paulo é nosso artilheiro na competição.

VILÃO?
   O Atlético é um clube em crise política e técnica há pelo menos 6 anos. Tirando o esporádico ano de 2010, todos os outros anos nos últimos 6, foram decepcionantes. Em momentos de crise, a primeira coisa que se tenta fazer é achar o porque de tudo aquilo estar acontecendo. Paulo Cesar Baier, como jogador mais destacado do elenco ganhou também sua parcela de culpa dentro das teorias do caos. Muitos dizem que Paulo nunca ganhou um título de expressão em sua carreira, que só está no Atlético recebendo seu alto salário sem nada dar em troca, que tem sua panelinha de boleiros e que não aceita ficar sentado no banco de reservas.


   O fato é que Paulo Baier já é um jogador veterano e que com certeza já não aguenta correr os 90 minutos, mas na partida diante do ASA vimos que ter um jogador no banco, que apesar de veterano, tem muita qualidade técnica, é bastante importante. Baier pode ser muito útil ainda se continuar sentado no banco e entrando no segundo tempo. Inteligente, lê o jogo de fora, sabe pra onde correr e entra num momento de estafa física dos marcadores adversários, fazendo então com que sua qualidade técnica resulte em bons frutos para o Trétis. Mesmo a contra gosto de alguns, Paulo Baier pode ser muito importante numa campanha de volta a série A, caso continue vindo do banco. Colocar o jogador novamente desde o início dos jogos, estraçalhará a musculatura do veterano, fará com que seu rendimento volte a ficar abaixo da média e não nos ajudará em absolutamente nada.

   Já faz algum tempo que não idolatro jogadores de futebol. Há de se ter muito cuidado com isso. Os últimos que realmente tive uma admiração diferente foram Dagoberto, Washington e Neto... não preciso terminar de contar o que aconteceu com toda aquela admiração. Paulo Baier não é meu ídolo, mas com certeza sei que o velhinho pode nos ajudar e muito, caso seja utilizado com inteligência. Se voltarmos a depender única e exclusivamente de um jogador que apesar de acima da média é um quase aposentado, não subiremos para a séria A ainda em 2012.

*** Estive fora do país por 6 meses e claro que mesmo acompanhando ao máximo o Trétis de longe, não consegui manter a média de postagens no blog. Agora estarei voltando a por o blog na ativa. #PraCimaDelesFuracão

SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS!!!

Um comentário:

  1. Olha, ninguém nega a qualidade do jogador, mas, na minha opinião o cara tem que vazar....falo isso porque o velhinho é rachador de elenco, arrogante, tem aquela panelinha que todos sabem, pipoqueiro, entre outras coisas....ele faz mal pro atlético, não deixa o time crescer, ele fez o clube refém de sua postura em campo....eu não entendo como tantos idolatram ele, ele não teve temporadas espetaculares no clube...sinceramente lembro apenas de alguns jogos que ele realmente acabou com o jogo, coisa que ele é pago muito bem pra fazer e não faz, e só....além do que, há mais de 15 anos que não caíamos, mas com o velhinho a gente foi pro buraco, e não tentem falar que não foi culpa dele, pois ele era o jogador mais importante que o atlético tinha no elenco e ele não fez nada, aliás, as vezes acho que pipocava de propósito, às vezes entregava algumas jogadas, mas não entremos nesse assunto.......o importante é que o cara tem de sair, não aguentamos mais esse cara...Sr. Paulo Baier, nos altos de seus 38 anos, tenha a decência de se aposentar, de admitir que o senhor não possui o vigor físico pra jogar em alto nível, que o clube não é seu para mandar e desmandar....deixe os jovens terem a chance deles, por favor senhor Paulo Baier, acho que já deu o que tinha que dar.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...