Páginas

sexta-feira, 1 de abril de 2011

ARENA CINZA, ARENA RANZINZA!

   Uma vez parei pra pensar quantas vezes eu já havia ido a Arena da Baixada. Nem perdi muito tempo pensando, porque já foram tantos jogos assistidos dentro do melhor estádio do Brasil, que é praticamente impossível contabilizar. O que sei é que com certeza tive muito mais alegrias do que tristezas, assim como a grande maioria dos que lêem esse texto agora.

   No primeiro jogo da Arena, uma vitória épica com um golaço do querido Vanin, jogador que não sei de onde veio e muito menos sei pra onde foi. O fato é que a primeira vitória já foi sofrida e emocionante. Desde então grandes jogos aconteceram naquele gramado. São tantos grandes jogos que só listando-os, o texto ficaria gigante.

   Em 1996, naquela eliminação na velha Baixada frente ao Galo, vi meu pai chorar pela primeira vez. Confesso que fiquei muito surpreso ao ver aquela cena. Na hora não entendi bem, porquê um jogo faria meu pai chorar baixinho enquanto saia da arquibancada com a mão em meu ombro. Anos depois, quando via o Trétis pisar no gramado da Arena, o hino tocar, a torcida levantar e aquele clima de tesão que envolvia a baixada começar, confesso que a garganta dava aquela travada. Era emoção o que eu sentia quando o início do jogo se aproximava. E depois do gol do Gustavão na final do Paranaense contra os Coxas? Os olhos ficaram marejados. E quando o juiz marcou pênalti em Adriano aos 40 do segundo tempo, numa final de
Campeonato Brasileiro? É muita emoção. A energia daquele lugar e a explosão de alegria era algo absurdo e inexplicável. Só quem estava lá sabe do que eu to falando. Dentre tantas, uma partida me marcou em especial e com certeza a contarei para meus netos. Atlético e Flamengo, no Brasileiro de 2004. Perdíamos com gol de Junior Baiano até os 40 e muito minutos da segunda etapa. Washington marcou o primeiro, e mesmo o com um empate não servindo pra continuar na briga, a torcida se inflamava. Jogo praticamente acabado, bola recuada pra Julio César,  o melhor goleiro do mundo atualmente. O arqueiro tropeça na bola e faz pênalti em Washington. Depois do gol da virada, aquele estádio entrou em outra dimensão. A festa era absurda, era geral. Naquele dia confesso aos amigos que chorei como nos tempos de criança em plena Arena. Aquele dia percebi que aquele lugar era abençoado e aquela torcida era a melhor torcida do mundo.

   Voltemos a realidade. Nos últimos anos, campanhas desastrosas e nós fiéis torcedores ajudando a salvar o time de situações, cujo rival passou por duas vezes na última década por falta de força de torcida. DiretoriaS preocupadas com superávits, patrimônio e com qualquer outra coisa que não futebol. Jogadores sem a menor identificação com essa camisa que vestem por obrigação, ao que parece. Em 2011  entramos no 5° ano de temporadas sofridas e a Arena continua com uma boa média de público. A grande diferença é que o outrora temido palco de espetáculos de contra ataques mortais, virou abrigo de adversários sem medo, retrancados e confiantes. Alguns chegam a dizer que se segurarem 15 minutos ou se conseguirem um gol, as coisas ficam mais fáceis. As coisas já não são como antes. A relação está desgastada, a torcida canta se arrastando, muita gente nem de pé fica mais pra recepcionar o time e alguns vão ao estádio pra resenhar com amigos. A Arena está CINZA e RANZINZA. O climão absurdamente positivo que existia dentro de casa, hoje se tornou em algo bizarramente negativo. É um passe errado e todos inconscientemente começam a tornar o ambiente cinza.

   A grande piada é, jogadores, técnico e diretoria, se sentirem no direito de creditar esse clima aos torcedores. Em vez de nos criticar, gastem essa energia juntando esse grupo numa sala de reuniões do incrível CT do Caju, e mostrem a festa da torcida nesses jogos que citei. Mostre do que somos capazes. Depois mostrem jogadas de Ricardo Pinto, Matosas, Paulo Rink, Oseas, Cocito, Marcão, Kleberson, Adriano, Lucas, Kleber, Alex Mineiro e porque não Lima e Aloísio? Façam esses caras entenderem o que é o nosso Atlético. Ao contrário do que muitos acham, penso que nosso elenco é bom, tem ótimos valores individuais. Acho que precisamos contratações sim, mas esse não efetivamente o ponto. O que precisamos realmente é que esses caras que nos representam vestindo nossa camisa, entendam quem somos, porque somos exigentes e onde eles podem chegar jogando de mãos dadas conosco. O primeiro passo é entender que a torcida não resmunga e reclama sem motivo e sim porque eles, que tem o poder de fazer as coisas acontecerem, preferem marcar a distancia os atacantes adversários, ou correr atrás do resultado faltando 10 minutos pro jogo acabar, por exemplo.

Arena fervendo vista de longe, e Arena lotada com direito a mosaico!


   Diretoria: Em vez de promover, ou autorizar aquela barbárie e afronta ao torcedor rubro negro no centro da cidade, porque vocês não gastam tempo fazendo um vídeo dos grandes momentos de Atléticos históricos? Um mini documentário de 15 minutos apresentado pra torcida e jogadores. Com certeza esses caras começariam a entender um pouco mais da PAIXÃO que tanto falamos. Eu quero a Baixada como era antes. Eu quero voltar a me emocionar com o Atlético em campo! 


GUERRÓN!



   Esse é o Guerrón. Jogador com sangue quente que nos proporciona alguns lances estranhos mas que também confecciona pinturas como essa, na querida Apucarana! Um golaço de rebote, só que de voleio. Isso daí não faz quem quer, faz quem sabe!


INDICAÇÃO!

   Leio bastante coisa sobre o Atlético por aí, e este http://bit.ly/gCgxDv texto me chamou muito a atenção. A construção da idéia está perfeita e o sentimento exposto ali, é o que todo Atleticano está sentindo. Meus Parabéns ao Elton Oracle pelo texto!

  Quem quiser dar uma olhada em outros textos, entra lá no meuqueridofuracao.blogspot.com, blog do grande Giuliano Almeida, mas que conta também com textos de uma rapaziada gente fina!


SAUDAÇÕES RUBRO NEGRAS!!! 


Deixe sua opinião. Ela é muito importante pro Blog do Trétis!

4 comentários:

  1. Fal meu querido, li os 2 textos, tanto o seu quanto o do Elton, e acabei pensando: Já pensou se a diretoria e o técnico Geninho deixassem nós, eu, vc o Elton , ou outros grandes torcedores, (não esses da mídia, os que assistem os jogos mesmo!) fazer uma palestra? Mostrar um vídeo como esse que vc citou, e falar sobre o que é ser atleticano, o que essa torcida pode fazer por um jogador ou contra um... mostrar lances Geniais como de Kelly, Lucas, ou Dennis Marques, e até esse gol do Guerrón, e dizer: Isso é a raça e habilidade atleticana! "Joguem com amor a camisa e serão compensados!" Seria uma idéia genial! Eu me prontificaria a montar vídeos se fosse o caso!
    De qualquer forma, um grande abraço! Belo texto e ótimo blog!

    ResponderExcluir
  2. obrigado pela honrosa menção Henrique, são poucos loucos e apaixonados como nós que entendemos isso que citamos em nossos textos, situações incontroláveis de nossos corações.
    sucesso para vc e seu ótimo blog

    ResponderExcluir
  3. Nesse atual momento que o Atlético vem passando não é facil encontrar bom textos como o seu. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. SOU CRUZEIRENSE MAS TENHO MUITO RESPEITO PELA ATLETICO PR ALIAS ACHO QUE É O PRINCIPAL CLUBE DO ESTADO EM SE FALANDO DE NOME,HISTÓRIA,TITULOS E ETC. HOJE FICO IMPRESSIONADO VENDO UM CLUBE DESSE PORTE PASSANDO POR UMA SITUAÇÃO DESSAS E MAIS ASIMIRADO VENDO TANTOS FANÁTICOS NESSE MAGNIFICO ESTÁDIO...PARABENS TORCIDA ATLETICANA

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...