Páginas

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PAIXÃO RUBRO NEGRA! (por @HenStockler)

   Poucas torcidas são como a torcida do Trétis! 

   Só quem já foi à Arena sabe do que estou falando. O amor gigante que existe entre a torcida e o clube se deve, na minha opinião, ao passado lutador e cheio de dificuldades que possuímos. Passado este, que hoje é lembrado com orgulho e que serve sempre de exemplo de superação para tantos outros, pois se o Trétis tem um passado de dificuldades e hoje é uma realidade de organização e patrimônio, porque outros que se encontram em momento complicado não podem tomar o mesmo rumo.

   A transição deste passado, para o presente e o que vislumbramos para o futuro, faz com que Atleticanos de todas as idades amem o vermelho e preto cada dia mais. Tudo que conquistamos ao longo do tempo nos orgulha. 

   Depois de muito jogar no sombrio Pinheirão, no deteriorado Tremendão e até mesmo em alguns dos campos de várzea do Paraná Clube, hoje temos nossa casa. E que casa. O valor que damos ao nosso estádio e a tudo que temos hoje, tem profunda ligação com o fato de termos muito tempo utilizado estes "estádios". 
 
 
   Se a algum tempo atrás não tínhamos nem estádio, um centro de treinamento parece lógico que não tínhamos também. Hoje temos. E não não só um local com 1 ou 2 campos e uma salinha de musculação como uns e outros clubes ostentam pela Graciosa. É o melhor CT do Brasil, digno de estadia da seleção Brasileira por duas vezes em preparação para Copas do Mundo. 
   
   O terceiro elemento que para mim é motivo de orgulho para todo Atleticano é a sua própria torcida. Sempre foi uma torcida inflamada, guerreira e que ajudou o time dentro de campo. Os rivais nos invejam, pois cansam de escutar "histórias do caldeirão", muitas vezes contadas até porque quem não é um Atleticano fanático como eu ou você. Nossa torcida impulsiona a criatividade das rivais. Para não ficar para trás e continuar seguindo o benchmarking, lançam modas como Cachecóis (durou um jogo), Pisca Piscas (passível de anotação na súmula) e Papel Higiênico (para o time adversário). Nossa torcida nunca deixa de comparecer. Temos hoje em médias quase 80% de ocupação do estádio por jogo. Essa torcida abraçou o plano de sócios e consome o clube cada dia mais. Mesmo após 4 temporadas de campanhas fracas  continuamos associados e a cada lançamento de camisa, novamente esgotamos os primeiros lotes.

   Toda essa paixão demonstrada deveria ser melhor recompensada por todo jogador que vista nossa camisa. Como fazer isso? Integração. Mais ou menos assim: "Tá chegando hoje no Trétis né cara? Antes de começar a treinar vem aqui que vou te mostra o que é o Atlético meu amigo. Aqui é assim, com raça, com tesão. Esses são nossos títulos. Esse é o Caju, esse é o Ziquita, esse é o Sicupa e esse é o Alex Mineiro. Essa aqui no vídeo, é a nossa torcida. Tá afim ou acha que não dá? É que aqui, a camisa Rubro Negra só se veste por amor meu amigo" - Toda empresa tem Integração. Acho que no Atlético também deveria ter.

1° Vídeo - Documentário da Petrobrás sobre torcidas da 1ª Divisão. Vale a pena ver quem ainda não viu.

2º Vídeo - Léo Moura contando uma das inúmeras "histórias do caldeirão".





   Seria injusto terminar este texto sem citar o maior dirigente da história do futebol paranaense e um dos maiores da história do Brasil. Mario Celso Petraglia. Alguns podem não gostar dele, tudo bem pois todos temos direito a opinião, porém não reconhecer tudo que este homem fez pelo Trétis é no mínimo egoísmo. Que time do Brasil saiu das cinzas e chegou onde estamos hoje? Não vejo nenhum. Foram anos de acertos e de um olhar vanguardista que nos proporcionou toda essa estrutura e equilíbrio de hoje. Ao final Mario errou ao se isolar dentro do clube e se "complicou" quando bateu de frente com a rídicula mídia paranaense. O resultado todos já sabem. Gazetas e Airton Cordeiros da vida fazendo a cabeça da massa acéfala e formando as opiniões de quem não tem capacidade para fazer isto sozinho. 

  Como lembrança do momento de transição do futebol Atleticano e do início de uma visão empreendedora, ilustro o final deste texto com uma ação simples que marcou vários torcedores. Eu era criança, mas tenho guardado ate hoje.

Pedrinhas da Velha Baixada!

Saudações Rubro-Negras!!!

Um comentário:

  1. Muito bom o seu comentario, muito verdadeiro! Eu tambem segui o Atletico, por esses campos de outros (senhorios), muito humildemente nos seguiamos p/empurrar o nosso Furacao em todos esses cantos malfadados, passamos frio, chuva, calor, comemos bife c/pao (nosso adversario come ateh hoje), tenho tb o pcte com as pedrinhas da velha baixada. Por isso e por outras, que nos temos orgulho da Arena, e vc foi muito feliz em lembrar o Petraglia, nao pedemos esquecer o que esse homem, fez p/Atletico, acho que ele se queimou de vez, qdo quis dividir a n/Arena com os coxas, foi a gota d'agua. Mas, parabens pelo s/texto!!! Atletico ateh a morte!!!
    Roberto Takai

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...