É quase impossível encontrar uma criança que não conheça a bela história dos 3 porquinhos. Resumidamente, a fábula traz 3 porquinhos que resolveram construir uma casa para cada, a fim de se protegerem do famoso Lobo Mau. Cada qual construiu a sua, porém cada um deles ergueu sua casinha de acordo com sua disposição e visão de futuro.
O 1° porquinho resolveu o problema em meio dia, confeccionando uma casa com bambus, barbantes e um pouco de cola. O 2° porquinho gastou 1 dia inteiro utilizando tábuas de madeira como matéria prima de sua obra. O 3°, sabendo que o Lobo era forte e que a casinha teria que aguentar o "tranco", gastou uma semana construindo uma casa com tijolos e cimento. No desfecho da história, os 2 primeiros porquinhos, folgados e sem visão, acabam se abrigando na casa do 3° porquinho, que sabendo do que enfrentaria no futuro, preparou-se para tal evento.
Engana-se quem pensa que as fábulas infantis não tem nada a ver com a realidade cotidiana. É só ler a historinha desses 3 porquinhos modernos.